Perfil do Profissional
O egresso do Curso de Gestão da Informação deverá estar preparado para atuar em diferentes contextos organizacionais, no sentido de identificar o comportamento informacional (geração, organização, acesso e uso de informação), planejar, coordenar, avaliar e implementar melhorias na dinâmica informacional das organizações, visando, com isso, a geração de soluções baseadas em tecnologias de informação e comunicação (TICs) em diferentes contextos, bem como auxiliar nos processos de tomada de decisões estratégicas.
A partir desta visão, tem-se que o Gestor da Informação poderá atuar no mercado de trabalho como;
- Analista de negócios;
- Consultor de Empresas para Gestão da Informação;
- Analista de informações;
- Analista de mercado;
Além destas atuações profissionais, o Gestor da Informação deve estar preparado para:
- Diagnosticar e emitir pareceres relativos à dinâmica informacional nas organizações;
- Avaliar custos e selecionar tecnologias de informação e comunicação (TICs), alinhadas a uma dinâmica informacional eficiente e pertinente às estratégias e realidades da organização;
- Ter visão integrada e estratégica da dinâmica organizacional;
- Apoiar outras áreas do conhecimento, por meio da participação em equipes multidisciplinares;
- Planejar, desenvolver e prover serviços de informação, de forma a atender demandas diferenciadas;
- Identificar e avaliar demandas e comportamentos informacionais em diferentes contextos,
- Participar do processo de concepção, desenvolvimento e avaliação de sistemas de informação;
- Ter visão humanística critica e consciente da sua atuação profissional;
- Ter postura ética e responsabilidade social;
Habilidades
Para o desempenho das atribuições geradas pelo perfil profissional proposto, tem-se que o Gestor da Informação deve ter as seguintes habilidades e competências:
Habilidades Pessoais: capacidade de aprender a aprender, assumir riscos, trabalhar independentemente, gerenciar o tempo, possuir flexibilidade e/ou adaptabilidade, demonstrar expressão oral e escrita, bem como predisposição para inovação, criatividade, espírito crítico, interlocução com diferentes áreas de conhecimento e de atuação profissional e visão ética.
Habilidades Conceituais: capacidade de trabalhar com ideias, conceitos e abstrações.
Habilidades Gerenciais: planejar os fluxos da informação organizacional, definir as “melhores práticas” de informação no contexto das organizações, compreender as demandas de informação internas e externas a organização, interrelacionar necessidades de informação da organização, tecnologias e metas/missão organizacionais, liderar equipes de trabalho,
Habilidades Técnicas: selecionar as tecnologias apropriadas e participar do processo de implantação de e implementação de sistemas de informação baseados em computador, conhecimento e domínio de técnicas e ferramentas de desenvolvimento de sistemas e de arquitetura da informação, bem como ter conhecimentos de configurações de redes, bancos de dados e integração de sistemas.
Veja alguns vídeos sobre a Gestão da Informação.
Vídeo institucional do curso de gestão da informação da Universidade Federal do Paraná.
O gerenciamento da Gestão da Informação
URL relacionada: /p/4027-perfil-do-profissional |
---|