Estágio

By João Maricato. On 11/29/12 12:41 .

 

Os estágios se constituem como mecanismos de interação do aluno com o mundo do trabalho e estarão regulamentados para atender as demandas das áreas de atuação. Ressalta-se que, de acordo com a Lei nº 11.788/2008 e as resoluções CEPEC nº 766/05 e nº 880/08, da UFG, o Estágio Curricular Obrigatório e Não Obrigatório não devem ser considerados como Atividades Complementares e nem Trabalho de Conclusão de Curso.

Constituem-se como objetivos do Estágio Curricular do Curso de Gestão da Informação fazer com que os alunos:

  1. “Desenvolvam competências e habilidades que contemplem maior capacitação teórico-prática e ética, visando potencializar sua inserção no mundo do trabalho;

  2. Conheçam e desenvolva habilidades operacionais para a utilização adequada dos instrumentos profissionais;

  3. Façam a verificação de sua escolha profissional, por meio de sua aproximação com a atividade prática”.

Entende-se que, por se tratar de uma área de conhecimento ainda em construção e consolidação acadêmica e profissional, a Gestão da Informação é particularmente influenciada pelo ciclo teoria-ação-reflexão. A teoria alimenta-se das práticas cotidianas e das reflexões que esta propicia e vice-versa.

Algumas das atividades que podem ser desempenhadas por um estagiário do curso de Gestão da Informação são:

  • Elaborar estudo de perfil de usuário da informação;

  • Identificar a necessidade de informações internas ou externas à organização e as fontes onde elas podem ser obtidas;

  • Coletar e promover o uso eficiente de informações situadas em bases de dados especializadas (bibliográficas, estatísticas, anuários, patentes e outras);

  • Recuperar informações e elaborar estratégias avançadas de busca;

  • Registrar, classificar e descrever documentos em papel e em meios eletrônicos;

  • Desenvolver bibliotecas virtuais, repositórios institucionais e métodos para a geração de documentos digitais;

  • Analisar, interpretar e corroborar fluxos de informação;

  • Propor e atualizar o conteúdo de dispositivos e fontes de informação (como bancos de dados, intranets, internet e extranets, entre outros);

  • Especificar e gerenciar sistemas de informações e bases de dados;

  • Propor políticas de informação para diversas instituições;

  • Definir, desenvolver e implantar modelo de gestão de informações e de conhecimento;

  • Conceber sistemas de inteligência competitiva;

  • Apoiar processos de tomada de decisão, por meio da elaboração de produtos e serviços de informação;

  • Apoiar ações educativas e de conhecimento quanto ao uso da informação e de suas tecnologias;

     

     

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