NEXTI - Núcleo de Estágio, Extensão, Tecnologia e Informação.

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Objetivo

O objetivo é gerar uma oportunidade ao estudante do curso de Gestão de Informação a experiência em todas as etapas do processo de solução de um problema real.

 

Justificativa

• Ao concentrar-se integralmente em solucionar problemas reais, o estudante desenvolve ainda mais suas capacidades cognitivas, seu raciocínio lógico e criatividade, além de melhorar seu desempenho como membro de equipes técnicas ou não, por meio de trabalho em grupo.

• Assim, o estudante passará a integrar uma das diversas equipes de trabalho e deverá atuar, de forma proativa, colaborativa e cooperativa na construção de soluções para problemas relevantes para a sociedade.

 

Fundamentação Teórica

• Entende-se que, por se tratar de uma área de conhecimento ainda em construção e consolidação acadêmica e profissional, a Gestão da Informação é particularmente influenciada pelo ciclo teoria-ação-reflexão. A teoria alimenta-se das práticas cotidianas e das reflexões que esta propicia e vice-versa.

• Essa interação entre a academia e a sociedade é de fundamental importância, uma vez que um dos objetivos fundamentais do curso é formar profissionais empreendedores e inovadores, capazes de atuar como agentes transformadores na sociedade.

 

Metodologia

• O projeto será desenvolvido em equipes, as quais serão acompanhadas por professores e/ou profissionais externos, sejam da iniciativa privada ou de outras entidades públicas.

• Os projetos a serem desenvolvidos deverão vão contar com a participação ativa dos estudantes ao longo do tempo.

 

Resultados Esperados

• Atuação como membro de uma equipe encarregada de resolver problemas reais com impacto direto na sociedade ou no setor produtivo loco regional.

• Espera-se a consolidação dos conhecimentos, habilidade se competências adquiridos no curso, aplicando-os de forma prática na solução de problemas reais

 

Design

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• Processo de tratamento de demandas automatizado

• Captação e registro de demandas com expectativa de horas gastas

• Alunos fazem a triagem da demanda, analisam, alocam, executam e colhem feedback

• Orientadores (professores) apoiam em demandas complexas

 

Vantagens

• Orientador pode orientar vários alunos de forma dinâmica

• Os alunos podem se organizar para tratar as demandas como uma equipe

• Os alunos podem ter várias vivências diferentes

• Os alunos tem uma alocação constante ao longo do período de estágio

• Supervisor/orientador/alunos podem avaliar de forma granular e constante ao longo de todo o estágio

• O aluno pode vivenciar áreas diferentes da GI

 

Arquitetura do NEXTI:

 

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Tratamento de Demandas

• Captação de demandas (consultores)

- Entrar em contato com demandante

- Anotar a demanda

- Fazer uma estimativa de tempo a ser gasto na atividade

- Enviar para gestor de projetos

• Realização da demanda (analistas)

- Analisar a demanda

- Elaborar a demanda

- Enviar para a aprovação pelo demandante

- Comunicar a conclusão para gestor de projetos