NEXTI - Núcleo de Estágio, Extensão, Tecnologia e Informação.
Objetivo
O objetivo é gerar uma oportunidade ao estudante do curso de Gestão de Informação a experiência em todas as etapas do processo de solução de um problema real.
Justificativa
• Ao concentrar-se integralmente em solucionar problemas reais, o estudante desenvolve ainda mais suas capacidades cognitivas, seu raciocínio lógico e criatividade, além de melhorar seu desempenho como membro de equipes técnicas ou não, por meio de trabalho em grupo.
• Assim, o estudante passará a integrar uma das diversas equipes de trabalho e deverá atuar, de forma proativa, colaborativa e cooperativa na construção de soluções para problemas relevantes para a sociedade.
Fundamentação Teórica
• Entende-se que, por se tratar de uma área de conhecimento ainda em construção e consolidação acadêmica e profissional, a Gestão da Informação é particularmente influenciada pelo ciclo teoria-ação-reflexão. A teoria alimenta-se das práticas cotidianas e das reflexões que esta propicia e vice-versa.
• Essa interação entre a academia e a sociedade é de fundamental importância, uma vez que um dos objetivos fundamentais do curso é formar profissionais empreendedores e inovadores, capazes de atuar como agentes transformadores na sociedade.
Metodologia
• O projeto será desenvolvido em equipes, as quais serão acompanhadas por professores e/ou profissionais externos, sejam da iniciativa privada ou de outras entidades públicas.
• Os projetos a serem desenvolvidos deverão vão contar com a participação ativa dos estudantes ao longo do tempo.
Resultados Esperados
• Atuação como membro de uma equipe encarregada de resolver problemas reais com impacto direto na sociedade ou no setor produtivo loco regional.
• Espera-se a consolidação dos conhecimentos, habilidade se competências adquiridos no curso, aplicando-os de forma prática na solução de problemas reais
Design
• Processo de tratamento de demandas automatizado
• Captação e registro de demandas com expectativa de horas gastas
• Alunos fazem a triagem da demanda, analisam, alocam, executam e colhem feedback
• Orientadores (professores) apoiam em demandas complexas
Vantagens
• Orientador pode orientar vários alunos de forma dinâmica
• Os alunos podem se organizar para tratar as demandas como uma equipe
• Os alunos podem ter várias vivências diferentes
• Os alunos tem uma alocação constante ao longo do período de estágio
• Supervisor/orientador/alunos podem avaliar de forma granular e constante ao longo de todo o estágio
• O aluno pode vivenciar áreas diferentes da GI
Arquitetura do NEXTI:
Tratamento de Demandas
• Captação de demandas (consultores)
- Entrar em contato com demandante
- Anotar a demanda
- Fazer uma estimativa de tempo a ser gasto na atividade
- Enviar para gestor de projetos
• Realização da demanda (analistas)
- Analisar a demanda
- Elaborar a demanda
- Enviar para a aprovação pelo demandante
- Comunicar a conclusão para gestor de projetos